segunda-feira, 30 de maio de 2016

Leitura Bíblica: O Pentateuco

Como eu disse no post anterior, vou começar o meu projeto de leitura bíblica. Resolvi que, antes de iniciar um novo livro, vou pesquisar/ler/postar uma introdução referente a ele. Mas antes de falar do Gênesis (que é o primeiro livro), trago uma breve introdução sobre o Pentateuco, retirada da minha Bíblia Sagrada mesmo, que é a 133ª edição da Ave-Maria.

"Chama-se Pentateuco a coleção de cinco livros que formam por assim dizer o cerne da Bíblia. Os antigos judeus deram-lhe o nome de Torá (que significa a Instrução, a Lei) porque em sua parte principal esses livros continham textos legislativos inseridos numa moldura histórica.

Os cinco livros do Pentateuco são: o Gênesis (livro das origens), o Êxodo (cujo assunto principal é a saída do Egito), o Levítico (coleção de prescrições rituais relativas ao culto público e privado), os Números (narrações da permanência dos hebreus no deserto), e o Deuteronômio (coleção de discursos e de exortações à fidelidade para com Deus pela observância dos seus mandamentos).

Antiquíssima tradição considera Moisés como o autor do Pentateuco, sem afirmar, entretanto, que ele o tenha composto inteiramente. No estado atual da Ciência Bíblica, admite-se comumente que o fundo antigo de origem mosaica recebeu no decurso dos séculos da história dos hebreus diversos acréscimos e modificações, particularmente nos textos legislativos do Levítico e do Deuteronômio."

No próximo post sobre o assunto, vou trazer a introdução ao livro do Gêneis.

Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Respondo assim que puder.
Beijo.